quarta-feira, 4 de maio de 2011

Defesa da Tese de Doutorado («Provas de Doutoramento»)

No dia 8 de abril de 2011, as onze horas da manhã, na sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, realizamos a defesa da tese (ou como dizem os portugueses, fizemos as provas de doutoramento).
Abaixo, postamos as apresentações com diapositivos (PowerPoint).
Postamos, ainda, um álbum que registra tal evento. Nas imagens que aparecem o júri, temos da esquerda para a direita: o Prof. Doutor Carlos Barreira, o Prof. Doutor João Amado (orientador), Eu, Prof. Doutor António Gomes Ferreira (subdiretor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação), Profa. Doutora Palmira Alves, Prof. Doutor Domingos Fernandes e a Profa. Doutora Isabel Freire. Acrescentamos, enfim, que todos os membros do júri (por unanimidade) decretaram conceito de Aprovada com Distinção e Louvor (conceito máximo da Universidade de Coimbra).
Como disse o Prof. Doutor João Amado, uma semana depois, de ter estado o ex-presidente da República Lula da Silva na Sala dos Capelos da UC para receber o título de Doutor Honoris Causa, lá estava eu também para receber o título de Doutora, mas não pelas mesmas razões, como aluna (legalmente matriculada) do Doutoramento da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
O júri estava formado por três professores da área da avaliação das aprendizagens dos alunos (tive, assim, a oportunidade de conhecer pessoalmente o Prof. Doutor Domingos Fernandes e a Profa. Palmira Alves), mais dois professores da área de metodologia em pesquisa (pesquisa qualitativa em educação) e/ou da metodologia do trabalho científico: Prof. Doutor João Amado e Profa. Doutora Isabel Freire.
Gostaria, também neste espaço, de agradecer mais uma vez ao júri pelas arguições oportunas e pelo conceito atribuído. Tudo correu “lindamente” e agora sou Doutora – por extenso – como eles mesmos disseram.
Obs. Até então não sabia que não devia escrever Dr (modo abreviado) para aqueles que possuíam doutorado (ainda tenho muito para aprender, rsrs).
Ah, quanto ao traje? É o traje acadêmico usado pelos(as) professores(as) da Universidade.
Até logo,
Abraço.

Um comentário:

Cristina disse...

Olá,
fiquei feliz por ver o seu tema de doutoramento! Estou a fazer pos graduação em educação especial e o meu projeto para mestrado é avaliação sumativa! será que poderia ler a sua tese??
Cristina